domingo, 14 de outubro de 2012

Formulário IB2



Tenho conhecido muitos brasileiros que possuem muitas duvidas a respeito do que é o formulário IB2 ,pra que serve e o que fazer com ele aqui. 

Então vamos falar um pouco sobre ele.

Afinal, o que é o IB2:

É um formulário, expedido pelo INSS, que da ao cidadão brasileiro direito de assistência medico-hospitalar no território italiano. Isso é possível devido ao acordo previdenciário assinado pelo Brasil e pela Itália, em 30 de janeiro de 1974, Aplicação do Protocolo Adicional ao Acordo de Migraçao, em Brasília - DF. 

Pra quem ele serve?

Ele é destinado aos cidadãos brasileiros com permanência breve no pais ( no maximo 3 meses)  – motivo de turismo, estudo e trabalho -  e com permanência longa, aqueles que residem em território italiano – motivo de trabalho e estudo -  com permesso di soggiorno com validade de 1 ano.

Como adquiri-lo?

Ele pode ser requerido no posto autorizado do INSS do Brasil pelo cidadão que é contribuinte ou beneficiário do INSS, ou ainda, o cidadão pode inscrever-se no INSS como contribuinte autônomo no Brasil e após três meses de carência, ser apto a usufruir da assistência médico-hospitalar aqui na Itália, com o formulario em maos ou o Certificado de direito a assistencia médica.

Lembrando que: quem vem para permanecer até 3 meses, tem direito ao acesso à assistência sanitária aqui com o formulário em mãos ( como descrito acima), porém caso ele não é obrigatório, è possível fazer um seguro-saúde em qualquer agencia de viagens, que oferecem diversos tipos de seguros, com preços e condições variadas.

E para aqueles que devem residir aqui (com permesso di soggiorno valido por 1 ano), também é possível requerer planos de saúde diretamente no ASL (meu marido fez um privado, por motivo de estudos, +/- por  140 euros – sinceramente não me lembro o valor mas sei que foi mais ou menos isso – valido por 1 ano) e também tem um extensivo aos familiares ( custa mais de 300 euros – valido por 1 ano). Além disso, existem varios planos de saude privados em agencias

Assim que o cidadão estiver com o formulário IB2 em mãos, no Brasil, deve dirigir-se ao consulado da Itália para que ele seja carimbado e assim, valido no território italiano. 

O que fazer ao chegar na Itália?

Com o formulário em mãos, você deve dirigir-se à ASL - Azienda Sanitaria Locale - do bairro ou quartiere que você reside a aposição de carimbos no documento original brasileiro, registro em computador, expedição de formulários especiais para receitas médicas, pedidos de exames clínicos, internamentos etc. de estrangeiros com permanência temporária na Itália. O inscrito terá direito a uma carteira (libretto ou tessera sanitaria) indispensável à escolha do médico de família, aos tratamentos, aos exames clínicos, aos pagamento parcial de medicamentos (tickets), aos internamentos hospitalares, etc.

Com o libretto ou a tessera sanitária em mãos, o cidadão que deseja fazer uma consulta, deve procurar o medico de família, escolhido por ele mesmo. E este médico irà emitir receitas, pedidos de exames e/ou encaminhamentos a outros especialistas. Para pedir a realização de um exame e/ou marcar uma consulta com algum especialista, é necessário pagar o ticket na ASL.


Mais informações nos seguintes sites:


http://www.mpas.gov.br/

http://www.aslrma.com/auslromaa/ (ASL de Roma)





Tais informaçoes  foram retiradas da internet e baseadas na minha experiencia pessoal. 

Espero ter esclarecido um pouco sobre o IB2.

Bacione  ;)

 

Um comentário:

  1. legal Valeria, esclarecer a duvida do pessoal! presenteei seu blog com um selinho, passe la no Sonhos na italia pra pega-lo. bju

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario