sexta-feira, 24 de junho de 2011

Férias nas praias italianas


Ta pensando em aproveitar suas férias nas praias italianas? Bom hoje encontrei no site Repubblica algumas dicas quanto a questões financeiras!

Bom, mas antes disso vou contar  um pouco sobre o que eu conheço.

No verão passado, conheci Ostia ( pertinho de Roma) e eu não sabia que aqui existiam as praias privadas, ou seja, que os estabelecimentos comerciais muraram uma enorme parte da praia e deixaram somente poucos trechos livres. Bom, mas afinal o que é isso exatamente? Eu explico: os comerciantes constroem restaurantes, quadras de esportes, cabines para colocar pertences e disponibilizam para aluguel as tais cabines, guarda-sol e espreguiçadeiras. E como geralmente esses locais são vizinhos, eles criam um grande muro, não permitindo nosso acesso livre ao respectivo espaço. E para utilizar esse espaço deve-se pagar pela entrada e também pelo uso de cada item descrito. 

Quanto a minhas impressoes sobre Ostia, posso dizer que nao é o lugar mais recomendavel (porém é o mais proximo e de facil acesso) , nao gostei muito da praia pois a areia é praticamente quase toda tomada pelas espreguiçadeiras. E as partes de livre acesso entre estes estabelecimentos, sao muito estreitas e muittttto cheias, o que nos fez desanimar! Porém fiquei sabendo que existe uma parte, um pouco mais distante, mas na mesma praia, onde a praia é completamente aberta e tomada por brasileiros, mas ainda nao conheço.

Verao Passado em Ostia

Ostia _ 2010

Guarda-sol e espreguiçadeiras - imagem da internet

De acordo com o site, a  atual crise econômica italiana esta afetando também  esse setor  e que hoje existe um  projeto de lei aos gestores ,de  tais estabelecimentos descritos, que determina  a manutenção  dos mesmos preços do ano passado.

Atualmente, para passar um dia em uma praia italiana, uma família de quatro pessoas gasta cerca de 97 euros em : entrada no estabelecimento, aluguel de guarda-sol, espreguiçadeiras, estacionamento, comida e bebida.

Sardenha e Toscana estão entre as regiões mais caras e Sicilia  a mais econômica. Bom saber!!!

Segue  abaixo algumas  das tarifas das  praias mais procuradas pelos turistas:

Liguria:

Portofino e Varazze: mesma regiao porem opostas, ao menos quanto aos preços nas praias. A entrada na areia, ou seja, nas partes fechadas pelos estabelecimentos pode custar de 5 a 9 euros. O custo de um guarda-sol com duas cadeiras para duas pessoas gira em torno de 25 a 50 euros Enquanto que uma cabine, com guarda-sol e duas cadeiras podem chegar a 950 euros o alguel per  um mês. Os preços mais baixos se encontram em Varazze, em Savona:  22 a 30 euros um guarda-sol com duas cadeiras para duas pessoa,  e 170 a 345 euros um cabine, com guarda-sol e duas cadeiras.

Portofino - imagem da internet




Varazze - imagem da internet

Emilia Romagna : Um guarda-sol com duas espreguiçadeiras na primeira fila custam cerca de 18 euros; 16 euros no segundo setor, já uma cabina custa  6 euros por dia.

Emilia Romagna -imagem da internet


Toscana: Para alugar um guarda-sol com duas cadeiras um estabelecimento em Versilia se paga entre 900 a 1900 euros por um mês. E pode chegar a 2900 euros para aqueles que  querem alugar alem disso uma cabine. 
E os preços começam a baixar em Versilia e também nas proximidades como: Apuan Riviera, entre Marina di Massa e di Marina Carrara. Porem  se gasta menos nas praias do sul da Toscana.

Toscana - imagem da internet

AItalia é repleta de belas praias e paisagens incriveis. Vale muito a pena conhecer porém recomendo fazer um planejamento com antecedencia!


Boas Férias!!



Bjs.

2 comentários:

  1. Oi Valeria! Pra quem vem do Brasil, ver as praias "privatizadas" daqui é muito estranho. Pelo menos foi a minha sensaçao inicial. Alem de tudo ser pago (inclusive a ducha de agua doce), é monotono, nao tem musica e nao tem ondas! Sem falar que a agua é ge-la-da!Bem, minha opniao é de quem veio do nordeste do Brasil, onde as praias sao bem diferentes. Mas é impossivel negar que sao praias muito bonitas.
    Ja ouvi falar da praia de Ostia que é cheia de brasileiros. Nunca fui mas ja ouvi dizer que é bem animado. Rola roda de pagode e capoeira. Porem, me disseram tambem que rola umas figurinhas dem inuzitadas por la. Como eu te disse, nunca fui entao nao sei exatamente que tipo de pessoas frequentam a praia. Uma coisa é certa, rola muita agitaçao(onde tem brasileiro a alegria é garantida!).

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna. Concordo com vc viu..achei bem chato..bem desanimado..além das pessoas com um bronzeamento UNICO!! ( esse assunto merece um topico, rs), a obcessao que os italianos possuem pelo bronzeamento excessivo é dificil de compreender..masssss, rs. Ahh praias do nordeste do nosso pais nao tem igual, nao é atoa que é lotada de italianos,rs..agora em agosto eles tomam conta das nossas praias.
    Acho que aqui na Italia vale a pena ir mais pra apreciar a paisagem do que curtir o mar. Valeu pelo comments. Bjao.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario