sexta-feira, 25 de março de 2011

Sair da Itália com o Permesso di soggiorno vencido é possível?





Bom, eu nunca falei aqui no blog sobre a minha saga para conseguir o meu visto. Pensei em falar sobre visto, permesso e todos esses docs, mas como tem muita coisa sobre isso na net, acabei deixando pra la. Mas esse caso é particular. Veja: meu marido já fez o pedido da renovação do permesso dele e esta na espera, porem precisa sair da Itália.No dia da renovação, na questura, perguntou pra policial se ele poderia sair do pais , por motivo de trabalho, e ela disse que não, que isto seria impossível pois com o permesso vencido ninguém pode sair do pais.Estranho ne? Mas não acaba ai.

Dois dias depois foi a minha vez de ir à questura e pedir meu permesso. Na fila de espera conversei com uma dona africana que mora aqui há quase 30 anos, falei sobre o caso e ela disse que a lei mudou (obs.: toda vez que vamos fazer um documento a lei acaba de mudar, SEMPRE) e que agora existe um Permesso temporário pra quem esta esperando a renovação do permesso, e que é só justificar o motivo da saída do pais que a questura fornece o permesso, de 10 dias (se não me engano), para que a pessoa possa viajar (parece coerente ne?). Durante meu atendimento,questionei o policial ( da MESMA QUESTURA) e ele disse que isso realmente existe, e que era só o meu marido fazer o pedido.Ou seja, dois colegas de serviço que dizem coisas extremamente opostas, o que parece ser muito comum por aqui. É bem difícil acreditar no que os funcionários públicos daqui dizem. Já me disseram tantassssss coisas absurdas que se eu fosse ouvi-los nem estaria aqui. Levando em conta que a lei inconstante é claro que isso confunde qualquer um, mas eles trabalham com isso e obviamente o mínimo que devem fazer é se interar dessas mudanças e auxiliar quem precisa. É só o trabalho deles, oras!

Chegando em casa, obviamente fui procurar algo escrito e me deparo com isso: 

“Os estrangeiros em espera da renovação do permesso di soggiorno podem sair da Itália e retornar possuindo: 
  •  O recibo emitido pela Posta italiana confirmando a apresentação do pedido de renovação o permesso di soggiorno a ou carta di soggiorno;
  • O permesso di soggiorno vencido;
  • O passaporte ou outro documento equivalente.
Tais direitos também são consentidos aos estrangeiros que apresentaram o pedido do primeiro pedido do permesso por motivo de lavoro subordinato, lavoro autonomo o ricongiungimento familiare na condição que: 
  • O estrangeiro apresente o passaporte ou outro documento de viagem equivalente, juntamente com o visto de entrada do qual apresenta o motivo da estadia (lavoro subordinato, lavoro autonomo o ricongiungimento familiare) e o recibo emitido pela Posta italiana;
  • A viagem nao inclui o trânsito através de outros países Schengen, sendo negado o mesmo.

Con la circolare (pdf 35 Kb) de 27 de junho de 2007, verificou-se que aqueles com filhos menores de 14 anos podem pedir à polícia para emitir um permesso di soggiorno (em papel) provisório e com validade limitada. No título serao inseridos os filhos menores , sendo assim eles poderao sair da Italia . “

Esse texto esta no site da Polizia di Stato , publicado em 20/01/2011.

Sabendo que meu marido vai sair da Itália e cruzar mais de uma fronteira na Europa, ele vai ter que tentar esse permesso temporário, na esperança de encontrar um funcionario que diga ser possivel, pois de acordo com o texto acima é liberado somente pra quem tem filhos menores de 14 anos.

Enfim, as informações divergem entre si. Quem esta por aqui sabe muito bem do que estou falando e já deve ter passado por muitas situações chatas. Os próprios italianos não conhecem suas leis e adivinha quem paga por isso???

15 comentários:

  1. Pura verdade Valéria! Me deparei com muitas contradições na hora de pegar informações para tirar documentos, etc. cada um falava uma coisa. Ou eles são muito desinformados, ou as coisas mudam tão velozmente que não conseguem acompanhar. Bem, o lugar que me indicaram para pegar informações precisas foi o Centro de Orientação ao imigrante, do comune. Foram atenciosos e me ajudaram muito. Fica aí a dica, para o que precisar.

    beijos e bom fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Grazie Carla! Vou procurar saber onde é o de Roma. Mas o que me entristece muito é que mesmo que recebessemos ajuda do Centro de Orientaçao ao Imigrante ou de qualquer outro, quando chegassemos na Questura as coisas aconteceriam do jeito deles, ou seja, dependeria da humor ( e do conhecimento das regras) da pessoa que nos atendesse. Isso ja aconteceu varias vezes :(. Vamos ver o q q vira desta vez. Bjao. E otimo fds pra vc tb!

    ResponderExcluir
  3. Olá Valeria, concordo plenamente com seus coméntarios com relação ao desconhecimento dos italianos com suas próprias leis, na questura nem se fala, a ignorância é o que sempre prevalece. Com relação ao permesso, me encontro na mesma situação, está vencido e estou na espera da renovação, tenho viagem marcada para a França e estou na dúvida se arrisco a sair, desse modo estaria sujeito a ter minha entrada na volta negada. Obtive uma informação (através da questura di Milano) que o permesso temporário cartaceo não existe mais, até onde acreditar não sei, pois depois de algum tempo aprendi que não se pode acreditar na primeira informação dos italianos, principalmente da questura onde querem se livrar de você o quanto antes (realidade revoltante). Já fiz algumas viagens fora da Itália (depois do tempo de 3 meses como turista) e nunca me pediram o permesso no aeroporto (na maioria das vezes voando com a esayjet), embora na época eu tivesse com ele regular, mas não sei até onde posso confiar. Seu marido já fez a viagem? como tudo ocorreu?

    Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiago.Eu to devendo o final da historia ne? Estou escrevendo agora um post sobre isso..ok?? ja ja estara no ar. abraços, obrigada pela visita. volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Oi, sou um estudante brasileiro em Roma e está acontecendo a mesma coisa comigo, meu permesso venceu e eu tenho viagens compradas para Budapeste e Varsovia... A pergunta é: arrisco sair da Italia ou não devo fazer isso de jeito nenhum? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Viu o q ta escrito no site da policia q deixei ak? Como vc nao vai passar por barreiras é tranquilo..o que voce deve ter em maos é a ricevuta que comprova que voce ja enviou os papeis pra questura ( aquele recibo que a posta te deu e aquele que marca o dia da sua ida a questura) pois o que pode acontecer na hora do embarque é do funcionario da empresa aerea ver seu passaporte e ver q seu visto ta vencido..dai te pedira o permesso e dai vc mostra os papeis q eu citei.Se vc estiver inseguro, leve ainda qq documento que comprove q vc tem o direito d ter o permesso ( como uma carta da universidade, carteirinha..qq coisa assim). Espero ter ajudado. Boa viagem.Se possivel, me conte depois aqui como foi essa experiencia. Saluti

    ResponderExcluir
  7. Ola Valeria, tenho a mesma duvida de muitos,so com uma diferenca...fiz um master aqui em Milao, meu visto vence dia 05/10 e meu permesso dia 01/10,(um absurdo pq meu curso acabou sexta passada,e nao poderia ir embora de qualquer jeito), a diferenca e nao quero renovar meu visto ou permesso, volto ao Brasil em 31 de outubro, so que antes gostaria de ir para Londres, minha duvida e como nao pedi para renovar porque vou embora sera que posso viajar? Fiquei sabendo que depois que vence o visto posso permanecer aqui por 2 meses e por ser brasileiro 3 porem passo pela mesmoa dificuldade ninguem sabe dizer ao certo,tenho uma amiga que o pai trabalha na questura e nao sabe acredita? Agora nao sei se arrisco viajar ou nao...Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola!!Bom, assim como voce, eu também ja ouvi falar que podemos ficar por aqui um tempinho depois que o permesso vence, porém eu nao posso te afirmar pois nunca li nada a respeito. Creio que voce nao enfrentaria problemas se fosse para lugares onde voce nao tivesse que passar por barreira, mas se tratando de Londres, sinceramente eu nao arriscaria..pois voce deve saber como eles sao rigorosos! Meu sugerimento é: entre no site da policia e pesquise sobre..e caso decida ir mesmo assim pra londres, leve impresso a informaçao q vc encontrou...além disso, comprove que voce esta indo embora para o Brasil e qq vinculo la. Nesse caso, nao vale a pena arriscar viajar sem ter certeza sobre isso. Irei pesquisar sobre isso, acho que é um tema legal para o blog por ser uma duvida comum. Espero ter te ajudado e obrigada pela visita. Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Valèria! Vocè pode me ajudar em uma duvida que tenho? O meu permesso di soggiorno venceu no dia 28 de agosto. Eu solicitei o renovo mais ainda nào tenho data marcada para retirà-lo. Tenho somente a recevuta da posta italiana. No mès de novembro retorno de vez para o Brasil, porèm farei escala em Portugal. Terei algum problema na imigraçào? Estou indo com o meu permesso que jà venceu e com o comprovante de renovo da posta italian. Estou indo somente com a passagem de ida jà que nào retorno. Serà que terei problema na imigraçào de Portugal?

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulo. De acordo com as regras, vc poderia sair e retornar à Italia somente com a ricevuta. Visto que voce esta indo embora e nao retornara...é mais tranquilo ainda, no meu ponto de vista. Penso que sua preocupaçao seja que a imigraçao portuguesa nao conheça a ricevuta, pois é um papel simples e ainda escrito em italiano...No seu lugar eu iria com os documentos que provam que voce estava legal aqui, e caso impliquem com voce, dai voce apresenta a ricevuta...e se ainda nao for o suficiente, mostre seus documentos. Nao tem como dar erro...pois voce esteve correto por aqui. In bocca al lupo e se possivel me conta depois como foi e se me permitir posso publicar no blog e assim ajudar outras pessoas compartilhando a sua experiencia, que espero que seja positiva. Vai tranquilo e leve um saluto pra nossa terrinha.

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria, também acho complicado consegui uma informação concreta na questura, além do mais, pelo menos aqui em Ferrara, eles são super impacientes. Bom, minha situação é o seguinte, meu visto de estudante e permesso vencem dia 01/04/2014 porém preciso ir para um congresso na Inglaterra no dia 24 a 26/04/2014 e depois disso retorno p Itália só para embarcar de volta ao Brasil. Me informaram que pela lei italiana eu posso ficar no país até 3 meses do prazo vencido do permesso. Vc sabe me informar se terei problema em sair e voltar p Itália por este pequeno período? devo renovar meu permesso por mais 3 meses??? desde d já mto obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila. Bom ja ouvi falar nessa certa "tolerancia" depois que o permesso vence e entendo a sua preocupaçao se tratando da Inglaterra.Creio que se voce viajar com seus documentos e até mesmo com sua passagem de volta para o Brasil em maos, acho que voce nao encontra problemas. Nao acho que compensa voce pedir um novo permesso pois pagar caro so por isso nao compensa. Espero que de tudo certo! Se possivel me conte depois como foi. In bocca al lupo!!! E volte sempre :D

    ResponderExcluir
  13. Valéria, impressionante como tudo que você falou aconteceu comigo em um só dia: informações divergentes, comportamento rude ao extremo e muita desorganização. Estou em Florença e não pude viajar para uma conferência em Praga. Tudo por conta do famigerado permesso de soggiorno. Obrigado pelas informações. Já não me sinto estúpido ou com sentimento de culpa vendo que eles são confusos entre eles mesmos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poise, infelismente eu ouço a mesmo discursso sempre. Espero que com o tempo as coisas mudem. Obrigada pelo comentario e volte sempre!

      Excluir
  14. Oi Valeria, sabe se preciso pagar a taxa anual do passaporte italiano para sair da italia e retornar ao brasil? Vou sair do brasil dia 14.05 com conexão em londres, e voltarei da italia para o brasil tbm com conexao em londres dia 25.05. Sei q para viagens entre os paises da U.E não é preciso pagar essa taxa, mas e na volta, que regressarei para um pais que nao esta na U.E (italia - brasil). É melhor pagar aqui no Brasil logo, ou na volta apresentar o passaporte brasileiro no aeroporto de roma? obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario